Rua do GizClique aqui para ver a foto em 360graus.

Em meio ao Centro Histórico de São Luís está a Rua do Giz, batizada assim devido à crença de que, no passado, esta tenha sido coberta por uma escorregadia argila branca.

A rua possui uma escadaria de mesmo nome formada por 35 largos degraus em pedra de cantaria e ladeada por sobrados coloniais. O logradouro foi tão importante que diversas instituições significativas da cidade, como Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Museu do Folclore e Arte Popular e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão foram parar lá.

Na Rua do Giz encontram-se bares e restaurantes e, para os boêmios, a Praça da Seresta, onde se pode sentar durante a noite e admirar o casario com sua iluminação especial.

Praça João Lisboa, São Luís (MA)Também conhecida como o largo do Carmo é um dos primeiros logradouros de São Luís.

A Estátua da Praça João Lisboa:

Grande Monumento de Bronze com pedestal de mármore construída em 1918 pelo escultor francês Jean Magrou. Nela estão as cinzas do ilustre patrono da cadeira nº 11 da Academia Maranhense de Letras.

Proximidades:

Rua do Sol
Rua da Paz
Rua do Egito
Centro da Cidade
Antigo Largo do Carmo

História completa da praça mais antiga de São Luís:

http://blog.jornalpequeno.com.br/dinacycorrea/2012/08/sao-luis-quatrocentos-anos-a-praca-mais-antiga-da-cidade/

Praça DeodoroClique aqui para ver a foto em 360graus!

A Praça Deodoro é uma das principais praças de São Luís. Apresenta um grande fluxo de Veículos, com diversas linhas de ônibus e grande número de transeuntes.

Fica localizada no centro da cidade, era chamada antigamente de Largo do Quartel, por causa da existência do Quartel onde hoje é a Biblioteca Pública Benedito Leite. Em seguida foi denominada de Praça da Independência, de acordo com a lei municipal de 15 de Agosto de 1868. Essa Praça oassou por amplas reformas. Hoje ela é conhecida como Praça Deodoro, homenagem da municipalidade a Marechal Deodoro da Fonseca, homem que se destacou à frente do movimento republicano, dando o golpe de misericórdia no regime monárquico. É local de grandes manifestações públicas. A prefeitura em 1990, liberou para a venda de comércio ambulante, apelidada de Praça do Camelô, porém, sem ato legal.
post-praca-deodoroNela fica a Praça do Panteon que localiza-se en frente a Biblioteca Pública do Estado onde outrora existiu o Quartel do 24º BC, tem como limites, ao norte e sul as avenidas Silva Maia e Gomes de Castro, ao nascente e poente o Parque Urbanos Santos e a Praça Deodoro. Nela figuram os bustos de Gomes de Sousa, Artur Azevedo, Raimundo Correia, Nascimento de Morais, Coelho Neto, Humberto de Campos, e o mais recente o de Henriques Leal, retirado do largo de São João. (Fonte: Praça Deodoro)

IMG_7821 Panorama_cube_equi - site blog

Clique aqui para ver a foto em 360graus!
A vista para a Baía de São Marcos é o que mais impressiona quem passa pela Praça Gonçalves Dias, em São Luís. Foi inaugurada em 1973 com o nome do famoso poeta maranhense, que também ganhou em sua homenagem um monumento bem no centro da praça.

Por atrair casais apaixonados que visitam o local para apreciar a magnífica vista do pôr-do-sol, a praça também é conhecida como Largo dos Amores e Largo dos Remédios, por causa da igreja situada em frente. Aliás, a Praça Gonçalves Dias só foi construída por causa da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, protetora do Comércio e da Navegação, que foi a primeiro edifício naquela região de São Luís.

Desde 1955, a Praça Gonçalves Dias é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.