Espigão Costeiro de São Luís

Clique na foto para ver em 360graus: http://www.saoluis360.com.br/360/espigao-costeiro/

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, além de recompor a faixa de praia e desassorear o canal de navegação, deverá se transformar no mais novo ponto turístico de São Luís.

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, construído pelo Governo do Estado em São Luís para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal, melhorando a navegabilidade das embarcações, já apresenta efeitos visíveis, como o aumento da faixa de areia no local. Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, uma parte da obra, iniciada em abril de 2011, está concluída. A previsão é que em menos de um mês tenha início a fase de urbanização, que transformará a paisagem em um novo ponto turístico de São Luís.

De acordo com estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), encomendado pela Vale e doado ao Governo do Estado, as transformações ocorridas com a construção da Barragem e do Aterro do Bacanga modificaram a velocidade dos rios Bacanga e Anil. Isso acarretou em mudanças na corrente marítima na área da Ponta da Areia, aumentando a intensidade da erosão e diminuindo a faixa de praia, o que acentuou ainda mais o assoreamento do canal.

Leia mais na Fonte: http://www.secom.ma.gov.br/index.php/noticias/8-noticiaultima/715-espigao-costeiro-contem-erosao-na-ponta-dareia

Mais notícias e informações sobre o projeto: http://kamaleao.com/saoluis/4535/praia-do-espigao-costeiro-ponta-dareia/