Rua da Estrela - Noturnawww.saoluis360.com.br/360/rua-da-estrela-2/

Grande centro polarizador do comércio maranhense, a Praia Grande foi nos séculos XVIII e XIX a sede das primeiras atividades econômicas de médio e grande porte do Estado, ali se instalando grandes firmas comerciais, que abasteciam São Luís e o interior do Maranhão. Era também, um dos maiores pontos de recepção de escravos para as fazendas de algodão ou para trabalharem em benefício da aristocracia rural que passou a habitar os grandes sobrados daquele espaço de opulência e riqueza.

No início da década de 60, com o surgimento da política do Governo Federal de interligar as capitais brasileiras através de rodovias, a estrutura comercial da Praia Grande declinou.

A Praia Grande faz parte do Centro Histórico da cidade de São Luís, onde as edificações tem características totalmente influenciadas pela arquitetura, portuguesa, sendo a maioria de três pavimentos, totalmente azulejados formando belos casarões, atualmente tombados pelo patrimônio histórico da União.

Rua da Estrela

Clique na foto para ver tour virtual em 360graus.

A Rua da Estrela é uma das principais do centro histórico de São Luís. Também batizada com o nome de Cândido Mendes, a rua possui muitos dos mais belos sobrados azulejados da cidade. Atravessando toda a extensão do centro histórico, seu inicio é na Avenida Pedro II, de onde desce em declive acentuado até a Praça do Comércio.

Rua do GizClique aqui para ver a foto em 360graus.

Em meio ao Centro Histórico de São Luís está a Rua do Giz, batizada assim devido à crença de que, no passado, esta tenha sido coberta por uma escorregadia argila branca.

A rua possui uma escadaria de mesmo nome formada por 35 largos degraus em pedra de cantaria e ladeada por sobrados coloniais. O logradouro foi tão importante que diversas instituições significativas da cidade, como Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Museu do Folclore e Arte Popular e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão foram parar lá.

Na Rua do Giz encontram-se bares e restaurantes e, para os boêmios, a Praça da Seresta, onde se pode sentar durante a noite e admirar o casario com sua iluminação especial.

Rua PortugalCheia de azulejos nas fachadas, a Rua Portugal faz parte do bairro de Praia Grande e é lá que se encontram os principais sobrados, ruas e becos, vistos exatamente como quando foram erguidos.

Com diversos estabelecimentos comerciais, era nesta rua que se concentravam as empresas mais importantes da época em que foi construída. Além disso, o logradouro abrigou o primeiro elevador da cidade, instalado num sobrado com quatro andares pertencente à Martins Irmãos. Hoje, há órgãos públicos e pequenos comércios no local, além de prédios famosos como o Museu de Artes Visuais.